Carlos Chagas
De família de fazendeiros, Carlos Chagas estudou primeiramente em São João Del Rei e depois em Ouro Preto, onde concluiu o colegial. Ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1896, doutorando-se em 1903. No ano anterior, havia entrado como voluntário para o Instituto Soroterápico, atual Instituto Oswaldo Cruz,colaborou nos esforços para a erradicação da malária na cidade de Itatinga. Adquiriu projeção nos meios científicos ao defender o combate da malária através do uso de inseticida. Formulou a teoria da transmissão domiciliar da malária, o que ampliou as frentes de combate à doença.
Nessa época, dedicou-se também à pesquisa de outras doenças endêmicas na região, chegando, através da presença do inseto barbeiro, a descrever o tripanossoma - o protozoário causador da doença - dando-lhe o nome de Tripanossoma cruzi, em homenagem ao mestre Oswaldo Cruz.
Em 1910, Carlos Chagas tornou-se membro da Academia Brasileira de Medicina. Realizou, a seguir, diversas viagens pela região amazônica, para estudo das epidemias de malária. Em 1917, com a morte de Oswaldo Cruz, assumiu o posto do mestre na direção do Instituto Oswaldo Cruz.
Em 1925, Carlos Chagas tornou-se também professor da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano, foi fundado o Curso Especial de Higiene e Saúde Pública, instituição pioneira na pesquisa e difusão dos conhecimentos de microbiologia.
Ainda nesse ano, Chagas foi agraciado com o prêmio Kümmel, da Universidade de Hamburgo. Em seus últimos anos, recebeu um grande número de honrarias, títulos e condecorações, em homenagem a toda uma vida dedicada à pesquisa e à saúde pública. Morreu repentinamente, aos 55 anos. Deixou dois filhos, que seguiram a vocação paterna para a pesquisa - os médicos Evandro Chagas e Carlos Chagas Filho.
Motivo da escolha:
Escolhemos o Carlos Chagas, pois achamos que ele foi uma pessoa muito importante para todos, principalmente para o Brasil, por ter descoberto essa doença e ajudado a população a se prevenir e cuidar. Escolhemos também por já ter um pequeno conhecimento, através das aulas de biologia e acharmos muito interessante o modo que ele se empenhou nesse processo que foi comm ajuda Oswaldo Cruz.Referência: http://educacao.uol.com.br/biografias/carlos-chagas.jhtm

Nenhum comentário:
Postar um comentário